ALDEIA AVIEIRA DO ESCAROUPIM - Salvaterra de Magos
Típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30. A peculiaridade de suas casas é extensiva aos seus barcos de pesca pintados de cores vivas.
BARRAGEM DE MAGOS - Foros de Salvaterra
Um dos mais importantes espaços de lazer do concelho de Salvaterra de Magos, permitindo agradáveis serões de contacto com a natureza.
CAIS DA VALA E EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS - Salvaterra de Magos
Hoje em dia nas suas margens, entre choupos e salgueiros, pequenas embarcações de pesca repousam, após um dia de dedicação à pesca.
CAPELA DO ANTIGO PAÇO REAL - Salvaterra de Magos
Templo renascentista do séc. XVI e XVII de onde se destacam o altar em talha dourada; um Cristo em tamanho natural e frescos no tecto sobre a paixão de Cristo.
CAPELA DE SÃO MIGUEL - Marinhais
A Capela de S. Miguel Arcanjo data de 1875, situa-se onde outrora fora o centro da vila. Estamos perante um templo de uma só nave e de planta rectangular.
CASA TÍPICA AVIEIRA - Escaroupim
A Câmara Municipal criou um museu - Casa Típica Avieira - cuja origem resulta das recolhas efetuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória coletiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de LeirIa e se fixaram nas margens do Rio Tejo. A Casa Típica Aviera é de pequenas dimensões, pintada com cores vivas, assente em pilares devido às cheias do Tejo, o acesso é feito por umas escadas, no interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se destaca é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão, a sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa, neste espaço dois manequins envergam os trajes típicos dos avieiros, a última divisão são os dois quartos de pequenas dimensões com camas em ferro, por cima dos quartos uma última divisão que serve de sótão para guardarem os materiais relacionados com a pesca.
Visitas Informações no “Museu Escaroupim e o Rio”
CASA TRADICIONAL DA GLÓRIA DO RIBATEJO - Glória do Ribatejo
Espaço museológico criado pela Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo (ADPEC) com recolhas efectuadas junto da população.
CELEIRO DA VALA REAL - Salvaterra de Magos
Edifício do séc. XVII, intimamente ligado à Casa do Infantado, adquirido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e adaptado para Espaço Cultural.
CONCHEIROS DE MUGE - Muge
Concheiros de Muge (Concheiro Cabeço da Arruda e da Amoreira e Moita do Sebastião): Estações arqueológicas com esqueletos do período mesolítico, citadas em manuais da pré-história.
EDIFÍCIO DO CAIS DA VALA - Salvaterra de Magos
Centro de Interpretação e Educação Ambiental composto pelo posto de Turismo e o “Museu do Rio”: Património Natural; vestígios arqueológicos e históricos...
ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO - Marinhais
Importante no desenvolvimento de Marinhais e meio de ligação ao Alentejo. Já não é utilizada, contudo mantém-se em bom estado de conservação.
FONTE DO ARNEIRO - Salvaterra de Magos
No “Arneiro”, Salvaterra de Magos, no Séc. XVIII, foi edificada a Fonte do Arneiro, que durante séculos abasteceu a população da vila.
IGREJA DA N.ª SR.ª DA GLÓRIA - Glória do Ribatejo
A igreja de Nossa Sr.ª da Glória foi mandada edificar pelo monarca com o cognome de “O Justiceiro”, em 1362. A sua origem está envolta em algum mistério.
IGREJA DA N.ª SR.ª DA CONCEIÇÃO - Muge
Cuja padroeira é Nª Sra. da Conceição, foi construída em 1297, por Afonso Pais, pároco de Salvaterra, por ordem do bispo de Lisboa.
IGREJA DA MISERICÓRDIA - Salvaterra de Magos
A sua fundação remonta ao séc. XVII, é um templo de uma só nave, com o altar-mor em talha dourada. Destacamos o púlpito, coro e azulejos datáveis ao Séc. XVIII.
IGREJA MATRIZ DO GRANHO - Granho
Igreja de construção recente, com linhas simples, a sua construção data de 1972 e tem como oráculo Nossa Senhora de Fátima.
IGREJA DE SÃO PAULO (Matriz) - Salvaterra de Magos
Edifício bem conservado, situado no centro da vila, no qual se destaca o altar de talha dourada, decorado com tela do século XVI; painéis de azulejos de 1725...
MUSEU ETNOGRÁFICO DA GLÓRIA DO RIBATEJO - Glória do Ribatejo
Museu Etnográfico de enorme espólio, muito diversificado. dividido em várias secções: agricultura, arqueologia, fotografia, bordados a ponto de cruz e vestuário.
MUSEU “ESCAROUPIM E O RIO”
O novo Museu constrói um percurso expositivo que dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana e evidencia as atividades socioeconómicas que durante séculos foram exploradas e rentabilizadas pelas comunidades locais.
O Museu “Escaroupim e o Rio” pretende ser um contributo à memória das várias comunidades ribeirinhas do Tejo, um lugar de afetos, um local de encontro e preservação de tradições e memórias.
Horário Aberto de terça a domingo das 10 às 12h30 e das 13h30 às 17h (horário de Inverno) | Entradas gratuitas
Contactos Marcações 962 411 168; museu.escaroupim@cm-salvaterrademagos.pt
PALÁCIO DA CASA CADAVAL - Muge
A Casa Cadaval, foi uma das instituições mais importantes, após o período da Restauração. Há a referenciar uma capela dedicada a N. Sr.ª da Glória, séc. XVIII.
PONTE DO CAIS DA VALA - Salvaterra de Magos
É um dos monumentos mais emblemáticos de Salvaterra de Magos, localizado junto de uma das principais vias de comunicação de Salvaterra de Magos: a Vala Real.
PONTE FERROVIÁRIA D. AMÉLIA - Muge
Projecto do famoso engenheiro francês Gustave Eiffel, num excelente exemplo da denominada “Engenharia do Ferro”, que caracterizou os Séc. XIX e XX.
PONTE ROMANA - Muge
Esta ponte foi um dos principais pontos de travessia, que ligava Muge, quer ao interior do país (Alentejo), quer à cidade de Santarém.
PRAÇA DE TOIROS - Salvaterra de Magos
Uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano, situada à entrada da vila, é um cartão de visita para todos os aficionados.
Os pontos de interesse acima indicados, encontram-se organizados por ordem alfabética!