10ª edição das Jornadas de Cultura no concelho de Salvaterra de Magos

28
ago
As Jornadas de Cultura decorrem no concelho de Salvaterra de Magos de 8 a 17 de setembro e incluem espetáculos musicais, apresentação de livros, homenagens, exposições, teatro de marionetas, visita aos Concheiros de Muge e ainda a inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, em Salvaterra de Magos e a inauguração do Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo.
 
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e assinala este ano a 10ª edição, destacando, entre outros temas, os 640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos e os 160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge.
 
“São 10 anos a promover a nossa história, a nossa cultura, o nosso património, a nossa identidade“, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio.
 
A programação tem início a 8 de setembro, pelas 21h, na Capela Real, em Salvaterra de Magos, com o evento “Há Música na Capela”, que junta animação, música medieval e o Projeto “Raízes” com Diamantina Rodrigues (voz de fado) e Joaquín Moreno (voz flamenco), acompanhados por Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Guitarra Flamenca, Percussão, Contrabaixo e Corpo de Baile. O evento vai servir para a apresentação da publicação, de distribuição gratuita, Cadernos de História e Memória IV, este ano dedicada ao tema “640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos (1383-2023)”.
 
No sábado, 9 de setembro, vai decorrer, pelas 16h, em Salvaterra de Magos, a inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, seguida da apresentação do livro infantojuvenil “O Rapaz Falcão de Salvaterra de Magos”, da autoria da jornalista Catarina Fonseca, com ilustrações de Helena Simas. Haverá espetáculo com “Palhaço Sorriso”, apontamento musical a cargo de Rocktonight Trio com Laura Macedo, Marcelo Silva e João Pedro Casinhas e ainda distribuição gratuita de livros e de gelados. Todos os anos, a Câmara Municipal incute um cariz solidário à iniciativa, sugerindo que o livro possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será depois distribuída através do projeto municipal “Loja Social”. 
 
Á noite (21h), no Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, vai ter lugar uma Noite de Fados com Matilde Cid, Joana Amendoeira e Gonçalo Castelo Branco, acompanhados pelos músicos Bernardo Romão (Guitarra Portuguesa) e Bernardo Saldanha (Viola de Fado). A Câmara Municipal vai também, no momento, realizar uma homenagem à fadista popular Marina Rodrigues, de Salvaterra de Magos.
 
O Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo será inaugurado a 10 de setembro, domingo, pelas 10h30, contando com apontamento musical de Joana Feijão e a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. Para as 12h está marcado, na Casa do Povo, o lançamento do estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar” – volume 1, pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
 
No dia 16 de setembro, sábado, o programa inicia com o Projeto Municipal Praça ComVida, no Mercado Diário de Salvaterra de Magos, pelas 10h30, com “Gastronomia também é Cultura” pelo Chef Luís Machado.
 
A Casa do Povo de Muge recebe (16h) a inauguração da Exposição “Nas Margens do Passado – Os Concheiros de Muge” com distribuição do nº.18 do jornal “O Mugense” e o lançamento da 10ª edição da Revista Cultural Magos, de distribuição gratuita, cuja temática são os “160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge (1863-2023)”. A música também vai marcar presença com a violinista Natália Juskiewicz e a fadista Teresa Tapadas acompanhadas por Guitarra Portuguesa e Viola de Fado.
 
Ainda no sábado (21h), haverá concerto no auditório da Escola “O SECULO”, em Salvaterra de Magos, com o Grupo Toc’Andar, composto por António Grencho, Elias Oliveira, Manuel Monteiro, Joaquim David e o convidado especial Nuno Costa.
 
A manhã de domingo, 17 de setembro, é dedicada à visita às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira, em Muge, com concentração pelas 10h na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal.
 
Pelas 15h, o Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, acolhe a Exposição “Artes da nossa Terra” – peças em correaria de José Eugénio Pereira Caneira e o Teatro de Marionetas “Dom Roberto” e “Na Tal Estrela”, pela Companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, com distribuição gratuita de gelados.
 
Além das exposições referidas anteriormente, a 10ª edição das Jornadas de Cultura conta ainda com:
 
- Exposição de Ilustrações de Helena Simas – Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos – até 17 de novembro;
 
- Exposição “GDM: 95 anos ao serviço do Desporto em Marinhais” – Mercado de Cultura de Marinhais – até 30 de setembro;
 
- Exposição “No Céu, no Ar, na Terra, no Mar” – Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos – até 30 de setembro.
 
 
República Portuguesa - Cultura Património Cultural - DGPC Associação Portuguesa de Falcoaria Município de Salvaterra de magos Universidade de Évora
Por favor aguarde...
x