23ª edição do Mês da Enguia

21
fev
O Mês da Enguia está de regresso ao Concelho de Salvaterra de Magos. De 1 a 31 de março, duas dezenas de restaurantes das várias freguesias apresentam, não só as formas mais tradicionais de confecionar este peixe do rio, mas também receitas inovadoras. 
 
Além das enguias fritas, de ensopado ou de caldeirada, também é possível degustar grelhadas, de torricado ou à lagareiro, feijoada, molhata, espetada ou cataplana de enguias, entre muitos outros pratos.
 
À gastronomia de excelência juntam-se a o artesanato e os produtos tradicionais, os passeios de barco no Rio Tejo, as exposições, as unidades de alojamento, as casas vinícolas, a cultura, o património, o desporto e a animação.
 
O programa do Mês da Enguia conta com a realização da Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais, às sextas, sábados e domingos, no Pavilhão do Inatel em Salvaterra de Magos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país e diversas atuações musicais.
 
Haverá ainda cinco novas exposições patente em vários espaços municipais, além das de caráter permanente que podem ser visitadas na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira, e atividades culturais, desportivas e recreativas dinamizadas pelas associações, coletividades, comissões de festas e IPSS’s do Concelho. 
 
São muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia nos restaurantes aderentes ao evento ao longo do mês de março e visitar o património natural, histórico e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.
 
As cinco exposições a inaugurar são:
 
- Exposição fotográfica “Olhares sobre o Tejo” – fotos de Luís Prates, Luís Pereira e Promartur na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos
- Glória – Património Imaterial “Bordados e outras artes” na Capela Real de Salvaterra de Magos
- Exposição “Invasão exótica: o Tejo sob ameaça” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos
- Exposição de pintura e fotografia “A essência que nos prende” de Irene Felizardo na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra
- Exposição fotográfica “Gentes do Escaroupim” de Pierre Testori no Mercado de Cultura de Marinhais 
 
Informação sobre a edição 2019 do Mês da Enguia em www.mesdaenguia.pt 
Universidade de Évora Município de Salvaterra de magos Associação Portuguesa de Falcoaria República Portuguesa - Cultura Património Cultural - DGPC
Por favor aguarde...
x