9ª edição das Jornadas de Cultura

23
ago
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dinamiza entre os dias 3 e 11 de setembro a 9ª edição das Jornadas de Cultura com música, teatro de marionetas, homenagens, visita aos Concheiros de Muge, noites de fado, Prémio Infante D. Luís às Artes, exposições, lançamento da IX edição da Revista Magos e do livro infantojuvenil “O Principezinho em Salvaterra”.
 
O objetivo é dar a conhecer a história e a identidade do concelho de Salvaterra de Magos através da dinamização de diferentes iniciativas de cariz cultural.
 
O programa arranca no dia 3 de setembro, sábado, pelas 16h, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, com os espetáculos de marionetas “D. Roberto” e “O Canteiro dos Livros”, pela Companhia Valdevinos - Teatro de Marionetas e a distribuição gratuita de gelados. No mesmo dia, pelas 21h, a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebe o Concerto “Serenata Coimbrã”, uma Noite de Fados de Coimbra pelo grupo Fado ao Centro, antecedida de apontamento musical pelo saxofonista Ricardo Viegas.
 
Para dia 9 de setembro, sexta-feira, pelas 21h, está marcada no auditório da Capela Real, em Salvaterra de Magos, a apresentação da IX edição da Revista Cultural Magos, uma publicação anual do Município de Salvaterra de Magos relacionada com a história do concelho a que se seguirá a iniciativa “Há Música na Capela Real” que junta apontamentos de fandango, ópera, samba, dança indiana e ainda Fados com Cláudia Picado e Jorge Baptista da Silva, acompanhados à guitarra portuguesa por José Manuel Duarte e à viola de fado por Carlos Viçoso.
 
A 10 de setembro, sábado, pelas 10h, vai ser inaugurada a requalificação e ampliação das instalações da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos (ACMSM), localizadas no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, com Homenagem ao músico Hernâni Damásio, numa organização da Associação e da Câmara Municipal.
 
À tarde, pelas 16h, a Falcoaria Real volta a ser palco do lançamento do nono livro infantojuvenil editado pela Câmara Municipal – “O Principezinho em Salvaterra” da autoria da escritora Helena Sacadura Cabral com ilustrações de Ana Teresa Pontífice. Haverá distribuição gratuita de livros e de gelados. A Câmara Municipal confere todos os anos um cariz solidário à iniciativa, sugerindo que o livro possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será depois distribuída através do projeto municipal “Loja Social”. A iniciativa vai também contar com música pelo Projeto “A 4 Mãos” com João Pedro Casinhas (cajon) e Francisco Sousa (guitarra e voz).
 
O Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, vai receber pelas 21h, uma Noite de Fados com a presença de Ana Margarida, Tiago Correia e Célia Leiria acompanhados à guitarra portuguesa por José Geadas e à viola de fado por Bernardo Saldanha. Haverá também uma homenagem, por parte da Câmara Municipal, ao fadista António Pepe.
 
Domingo, 11 de setembro, pelas 10h, será realizada uma visita, aberta à população, às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira, em Muge, com concentração na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal. Ainda no domingo, pelas 16h, terá lugar no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos, a entrega de prémios e de diplomas do Prémio Infante D. Luís às artes – Pintura.
 
A 9ª edição das Jornadas de Cultura conta ainda com as seguintes exposições:
 
- Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos – “Objetivos de desenvolvimento sustentável: para um futuro melhor!”;
 
- Mercado de Cultura de Marinhais – “CBES de Marinhais: Uma Instituição com história”;
 
- Espaço Jackson, Glória do Ribatejo – “Artes de Nossa Terra” – Exposição de Pintura de Alexandre Monteiro e de Bonecas com traje gloriano de Lucinda Caneira;
 
- Falcoaria Real de Salvaterra de Magos – “Voo Livre” – Exposição da ceramista Karolline Alves.
 
 
 
Consulte o programa (clique na imagem para ampliar)
 
República Portuguesa - Cultura Município de Salvaterra de magos Património Cultural - DGPC Associação Portuguesa de Falcoaria Universidade de Évora
Por favor aguarde...
x