Apresentação da 24ª edição do Mês da Enguia

19
fev
O concelho de Salvaterra de Magos recebe de 28 de fevereiro a 31 de março a 24ª edição do Mês da Enguia, com a participação de duas dezenas de restaurantes, unidades de alojamento e casas vinícolas, aos quais se junta a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, exposições, cultura, desporto e animação, numa verdadeira montra da identidade concelhia.
 
Os restaurantes voltam a mostrar as suas melhores receitas e saberes, confecionando a enguia das formas mais tradicionais, como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações que vão concebendo com assinalável sucesso – torricado, à lagareiro, de feijoada, cataplana, massada, escabeche ou molhata de enguias.
 
Na sessão de apresentação da edição 2020 que teve lugar esta terça-feira, 18 de fevereiro, no Edifício do Cais da Vala, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio sublinhou que “mais uma vez atingimos o número máximo de restaurantes aderentes e são eles os principais embaixadores e obreiros do Mês da Enguia, pelo que saúdo que continuemos a ter esta forte participação, numa organização que é da Câmara Municipal mas para a qual temos tido o apoio e a chancela da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o que valida a importância regional e cada vez mais nacional deste evento”.
 
“O objetivo é continuar a trazer muitos milhares de visitantes ao nosso concelho e ter a oportunidade de lhes mostrar o melhor que temos ao nível da gastronomia, do nosso património, da nossa cultura, das nossas tradições e das nossas gentes, ajudando a economia local e a dinamização turística”, reforçou Hélder Manuel Esménio.
 
A Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais volta ao Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos às sextas, sábados e domingos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações da Madeira e dos Açores. A Feira apresenta ainda uma vasta programação que passa pela dança, teatro, folclore, magia, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Francisco Menezes e diversos espetáculos musicais, com “Lucas e Mateus”, Mónica Sintra, “Artur Agostinho e os Terra Minhota” e “Filhos da Nação”, “A festa do Pocoyo”, entre outros.
 
Do programa fazem também parte diversas atividades dinamizadas pelas associações, coletividades, comissões de festas e IPSS’s do concelho.
 
“A dimensão e a diversidade da programação só é possível com a forte participação do movimento associativo com muita dinâmica cultural, desportiva e também lúdica, num esforço que todos fazemos de mãos dadas”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal.
 
António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, felicitou a Câmara Municipal pela organização da iniciativa e considerou a gastronomia fundamental enquanto produto turístico.
 
A Chef Noélia Costa sublinhou a disponibilidade da Escola Profissional de Salvaterra de Magos para colaborar no evento e salientou a importância e a mais valia que o Mês da Enguia traz para o concelho.
 
A nível cultural vai ser possível visitar as exposições “Ana Batista: 20 anos de Alternativa” na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, uma das iniciativas de um conjunto de eventos inseridos nas comemorações do centenário da Praça de Touros de Salvaterra de Magos; “Salvaterra de Magos a Preto e Branco” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos; “Profissões d’Antigamente … o Ferreiro” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e no Mercado de Cultura de Marinhais “Profissões d’Antigamente … a Peixeira”.
 
Informação sobre a edição 2020 do Mês da Enguia em www.mesdaenguia.pt/  
República Portuguesa - Cultura Município de Salvaterra de magos Universidade de Évora Património Cultural - DGPC Associação Portuguesa de Falcoaria
Por favor aguarde...
x