Apresentação da 26ª edição do Mês da Enguia

18
fev
A apresentação da 26ª edição do Mês da Enguia, que se realiza de 1 de março a 3 de abril, no concelho de Salvaterra de Magos, teve lugar esta quinta-feira, 17 de fevereiro, no Mercado de Cultura de Marinhais.
 
Quinze restaurantes do concelho voltam a mostrar a sua mestria na confeção da enguia nas suas diferentes formas, dos pratos mais tradicionais aos mais inovadores.
 
O certame conta também com um conjunto de quatro exposições, espetáculos musicais e iniciativas das associações, assim como com a participação de uma dezena de unidades de alojamento, quatro produtores de vinhos e de licores e dois operadores de passeios turísticos no Rio Tejo.
 
A mesa da cerimónia oficial de apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias e da Chef Noélia Costa, em representação da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
 
O Presidente da Câmara Municipal começou por “saudar e sublinhar a coragem e a resiliência de todos estes nossos empresários que tudo têm feito para fazer sobreviver os seus negócios que são para nós fundamentais na divulgação e promoção do concelho e na captação de visitantes ao nosso território”.
 
“São os verdadeiros embaixadores deste certame gastronómico e os primeiros responsáveis pelo sucesso do mesmo e por já estarmos na 26ª edição”, acrescentou.
 
Hélder Manuel Esménio reforçou que “ao Município de Salvaterra de Magos cabe-nos promover e divulgar o território, as suas gentes, tradições, costumes e património. Cabe-nos criar “produto” turístico como temos feito com a Falcoaria, com o Escaroupim, o seu Museu e Casa Tradicional, o Rio Tejo e os miradouros naturais sobre o mesmo e mais recentemente com a classificação dos “Bordados da Glória do Ribatejo” como Património Cultural Imaterial Nacional”.
 
O Presidente da Câmara Municipal salientou ainda que “este esforço de estudo, valorização e preservação é importante, mas de pouco serviria a economia local se estes vários empresários não acreditassem e não assumissem o trabalho de os promover e de, em torno deles, criar uma oferta turística apelativa que traga gente e oportunidades de negócio”.
 
“O Mês da Enguia é um evento que congrega muita gente e muito trabalho, é um projeto que une o concelho e que dá uma merecida visibilidade a este território aprazível e com um património histórico-cultural e natural de excelência, que nos orgulha e torna únicos”, concluiu.
 
Pedro Dias, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, salientou que “este elemento gastronómico é algo diferenciador” e destacou temas como a Falcoaria - Património Imaterial da Unesco -, a Rota da Cultura Avieira, os Caminhos de Santiago, o Turismo Sustentável e o Turismo Literário.
 
A Chef Noélia Costa, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, felicitou a Câmara Municipal pela realização da iniciativa e salientou que “enquanto formadora e Chef de Cozinha, tentamos sempre transmitir aos nossos alunos tudo o que a região tem de bom e temos muito respeito pelos produtos”.
 
A vertente cultural assume particular destaque com a realização de espetáculos aos fins de semana em diferentes espaços municipais, todos agendados para as 15h30.
 
5 de março – Stand-up comedy com João Seabra, na Casa do Povo de Muge;
 
12 de março – Espetáculo com The Pilinha, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;
 
20 de março – Espetáculo com Laura Macedo, Ricardo Neiva, Marcelo Silva e Samuel Palhas, no Mercado de Cultura de Marinhais;
 
26 de março – Espetáculo Pedro e Bernardo Viana convidam Luís Trigacheiro, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos
 
A Câmara Municipal vai ainda apresentar, no dia 3 de abril, pelas 15h30, o livro “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo.
 
O movimento associativo volta a juntar-se ao Mês da Enguia enriquecendo a programação com diferentes iniciativas, entre elas no dia 5 de março a final do Golden Voice Kids, organizado pela Academia de Artes O Batuque, no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, já no dia 6 de março, o Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos recebe o evento Haquidança, numa organização da Academia de Dança Vanessa Silva, no dia 12 de março realiza-se o aniversário do grupo motard Soulfly, na Várzea Fresca e o Campeonato Nacional de Shorinji Kempo no Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos, pela Associação de Shorinji Kempo do concelho. A 13 de março a Associação de Cicloturismo do Granho organiza o passeio de bicicletas antigas no Granho. A 19 de março decorre no Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos o Festidance, organizado pela Associação Dream Dancing. No dia 20 de março, a Comissão de Festas em Honra de São Miguel Arcanjo leva a cabo o Festival das Sopas e do Pão Caseiro, no Pavilhão das Festas de Marinhais.
 
A Barragem de Magos recebe no dia 26 de março uma Prova de BTT, organizada pela Escola de BTT de Marinhais, enquanto no dia 27 de março terá lugar a 20ª edição dos “12km de Salvaterra e 2ª mini – Prova Professor António Lopes” e 14ª Caminhada “Mexa-se como nós”, com partida do Largo dos Combatentes em Salvaterra de Magos, organização dos Amigos da Corrida de Salvaterra.
 
A Câmara Municipal, com a ajuda das Juntas de Freguesia, reforça a componente cultural com as exposições:
 
- “Profissões d’Antigamente…O Carvoeiro”, no Mercado de Cultura de Marinhais;
 
- “Retrospetiva Fotográfica “Glória do Ribatejo – Passado e Presente”, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;
 
- “Salvaterra de Magos em meados do século XX”, Exposição fotográfica de Alexandre Varanda e Cunha, na Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos;
 
- Exposição de ilustração do livro infantil “Avieiros, uma vida entre o mar e o rio”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.
 
Toda a programação e informação relativa a esta edição do Mês da Enguia pode ser obtida no site do evento em www.mesdaenguia.pt
Património Cultural - DGPC República Portuguesa - Cultura Associação Portuguesa de Falcoaria Universidade de Évora Município de Salvaterra de magos
Por favor aguarde...
x