Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinala 5º aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Imaterial da UNESCO

18
nov
No dia 1 de dezembro, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar o 5º aniversário do Reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
 
No âmbito desta comemoração, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos terão lugar, pelas 15h, uma Homenagem à Professora Doutora Natália Correia Guedes e uma outra à Associação Portuguesa de Falcoaria, que este ano assinala o seu 30º aniversário. Aos homenageados reconhece-se o trabalho e a dedicação em prol da falcoaria, o seu contributo foi fundamental para manter esta prática ativa no nosso país.
 
Na ocasião será ofertada à Câmara Municipal pela Professora Doutora Natália Correia Guedes a escritura de partilhas datada de 1534 referente ao Senhorio da Vila de Salvaterra, herdado por D. Fradique Manoel, avô do 1º Conde da Atalaia. 
 
A iniciativa vai também contar com a presença da violinista Natália Juskiewicz, acompanhada por guitarra portuguesa e viola de fado.
 
Na Galeria de Exposições inaugura-se a exposição de Aguarelas “Caçadores Alados” do falcoeiro André Valério, que para além de ser um amante desta prática, gosta de manifestar o enorme respeito que tem pela aves de presa, também na tela.
 
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos liderou a candidatura da prática da Falcoaria como Património Cultural Imaterial da Humanidade, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tendo conseguido o reconhecimento da UNESCO a 1 de dezembro de 2016, em Adis Abeba, Etiópia.

 

Universidade de Évora Município de Salvaterra de magos Associação Portuguesa de Falcoaria República Portuguesa - Cultura Património Cultural - DGPC
Por favor aguarde...
x