Candidatura da Falcoaria a Património Cultural Imaterial da Humanidade - Delegação Portuguesa está na Etiópia

01
dez

Estamos a poucas horas de saber a decisão da UNESCO em relação à candidatura portuguesa de elevar a prática da Falcoaria a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Em Addis Abeba, Etiópia, está a delegação portuguesa composta pelo presidente substituto da Comissão Nacional da UNESCO, Jorge Lobo de Mesquita; pelo embaixador de Portugal na Etiópia Afonso Henriques de Azevedo Malheiro e pelo presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio - acompanhados pela Técnica Superior de História do Município, Patrícia Leite.

A candidatura “Falcoaria. Património Humano Vivo” foi liderada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, devido à autenticidade que o edifício da Falcoaria Real confere ao concelho, em parceria com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria (APF), contando ainda com o apoio e colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo / Ribatejo.

A Falcoaria, enquanto forma de caça, compreende a parceria entre homem e ave de presa para a captura de um animal selvagem no seu habitat natural, tratando-se de uma forma de caça ecológica, de baixo rendimento, que apela à comunhão com a natureza, procura a estética do lance de caça e cuja prática, a nível nacional, detém características únicas que mereciam o reconhecimento da UNESCO.

 

 
 

 


Legenda de fotografias:
CAPA - Presidente da Câmara, Helder Manuel Esménio, cumprimenta embaixador de Portugal na Etiópia Afonso Henriques de Azevedo Malheiro
RODAPÉ - Presidente da Câmara, Helder Manuel Esménio junto à placa identificativa da 11º edição da UNESCO (à esquerda); Delegação portuguesa que conduziu a candidatura (centro); Sala onde decorreu o processo da análise e aprovação da candidatura (À DIREITA)



notícia extraída na integra de www.cm-salvaterrademagos.pt

Universidade de Évora Associação Portuguesa de Falcoaria Património Cultural - DGPC Município de Salvaterra de magos República Portuguesa - Cultura
Por favor aguarde...
x