Lançado livro O Príncipe D. Luís e o mistério do mapa roubado

20
set

 

 

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 16 de setembro, no âmbito das Jornadas de Cultura 2017, o quarto livro infanto/ juvenil dedicado à história do concelho e à Falcoaria Real: “O Príncipe D. Luís e o mistério do mapa roubado. Salvaterra de Magos no ano de 1515” de Isabel Stilwell com ilustrações de Miguel Cardoso.
A escritora e jornalista aceitou o convite lançado pela autarquia e apresenta aos mais novos as aventuras do filho de D. Manuel I, o Infante D. Luís, numa altura em que Portugal vivia a época dos descobrimentos marítimos.
    

 

 

   
Esta aposta do Município tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre as camadas mais jovens da população levando-os, ao mesmo tempo, a conhecer, de forma lúdica, a história do concelho. A cerimónia de lançamento contou com a presença de mais de duas centenas de crianças e adultos.
O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, explicou que este quarto livro trata-se de “uma aventura passada em Salvaterra de Magos que fala sobre a história do concelho e sobre a História de Portugal”. O autarca deixou também um desafio aos mais novos: “leiam muito para terem boas notas”.
Para o ilustrador Miguel Cardoso “foi um enorme prazer fazer estas ilustrações e as pesquisas necessárias para criar a história”. “Espero que gostem tanto deste livro como nós gostámos de o fazer”, acrescentou.

 

 

A escritora Isabel Stilwell adiantou que tomou contato com a prática da falcoaria nas pesquisas que efetuou para escrever o seu último romance histórico “Isabel de Aragão - entre o céu e o inferno”, casada com o rei D. Dinis e que o desafio lançado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e as visitas que realizou à Falcoaria Real ajudaram também à concretização dessa obra.
“O Príncipe D. Luís e o mistério do mapa roubado. Salvaterra de Magos no ano de 1515” é o seu primeiro livro infanto/ juvenil. Isabel Stilwell mostrou-se satisfeita e agradecida pelo desafio lançado e sublinhou que “não há nada melhor do que darem-me uma ideia para eu desenvolver”.
        

 

              
O livro foi distribuído gratuitamente ao público presente. À semelhança de anos anteriores, a sugestão da autarquia foi a de trocar cada livro autografado por uma embalagem de cereais. Estas embalagens serão agora distribuídas pelas crianças carenciadas do Concelho através do projeto municipal da Loja Social.  
O quarto livro infanto/ juvenil junta-se aos lançados pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nos últimos três anos: “O Amigo Voador” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (2014) e o Diário do Guigas I e II de Maria João Lopo de Carvalho (2015 e 2016).

 

 

 

   


 

Universidade de Évora Património Cultural - DGPC Associação Portuguesa de Falcoaria República Portuguesa - Cultura Município de Salvaterra de magos
Por favor aguarde...
x