Primeira edição de Sky Trial – Falcoaria Real de Salvaterra de Magos

01
nov

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos vai receber no dia 19 de novembro a sua primeira edição de Sky Trial, uma competição de voo realizada por aves de rapina de diferentes espécies como falcões, águias e açores, que pretende atrair falcoeiros de vários pontos do país e do estrangeiro.

Esta é a primeira vez que uma prova deste tipo se realiza em Salvaterra de Magos, mas várias cidades do Mundo são conhecidas pela realização destas competições. A primeira delas, o Utah Sky Trials, nasceu em 1975, nos Estados Unidos, pelo falcoeiro Gerald Richards que, à altura, resolveu convidar alguns dos melhores falcoeiros do país para mostrarem os seus falcões no final da temporada de caça. A iniciativa foi ganhando dimensão e acabou por espalhar-se pelo Mundo e transformar-se numa competição.

As aves irão participar em provas de alto e baixo-voo, sendo analisados pelos juízes critérios como a trajetória de subida, altura, picado e ataque, atitude de caça, voo sobre a presa ou captura.

A prova irá contar com a presença de falcoeiros vindos de norte a sul do país e também oriundos de Espanha e do México.

A iniciativa é aberta ao público em geral e irá contar também com a realização de palestras relacionadas com o tema da Falcoaria.

A organização é da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Portuguesa de Falcoaria, da Casa Agrícola Monte Real, Associação de Caçadores e Pescadores de Salvaterra de Magos e F & C, Lda.

 

Considerações a ter em conta para as inscrições:

1º - Sobre a Prova
O I SKY TRIAL – Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, realiza-se no dia 19 de novembro de 2017, em Salvaterra de Magos, organizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio do ICNF, da Associação Portuguesa de Falcoaria, Casa Agrícola Monte Real, Zona de Caça Municipal de Salvaterra de Magos, F & C, Lda:
a) A prova será realizada com um número mínimo de 5 participantes (falcoeiros)
b) Esta prova está organizada em duas modalidades: alto – voo e baixo – voo;
c) É permitida a inscrição de falconídeos na prova de baixo-voo;
d) O sorteio que define a ordem de participação das aves será efetuado no dia da prova, pelas 8 horas, no edifício da Falcoaria Real de salvaterra de Magos;
e) Cabe à organização convidar 3 falcoeiros de experiencia reconhecida na prática e avaliação de provas de falcoaria para compor o júri.


2º - Inscrições
As inscrições devem ser submetidas até ao dia 13 de novembro, para o email: falcoaria@cm-salvaterrademagos.pt, ou enviadas para: Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, Av. José Luís Brito Seabra, nº 3, 2120 – 051 Salvaterra de Magos

É obrigatório por cada ave inscrita que para além da ficha de inscrição, seja enviado em anexo o certificado CITES, e no caso de participantes estrangeiros o certificado de cedência das aves;

 
3º - Critérios de Avaliação
As provas de alto e baixo - voo realizadas no I SKY TRIAL – Falcoaria Real de Salvaterra de Magos serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

a) ALTO-VOO:
Trajetória de subida;
Altura;
Picado e ataque;
Captura;
Impacto com a presa;

b) BAIXO-VOO:
Atitude de caça;
Voo sobre a presa;
Captura;
Trajetória e distância;



Reservando-se ainda pontuação para apreciações subjetivas e globais:


4º - Programa da atividade

7h – Receção aos falcoeiros
8h – Sorteio da ordem de voos
9h – Início das provas
15:30h – Entrega de Prémios na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos
16h – Palestras sobre falcoaria


Descarregue aqui a Ficha de Inscrição

Universidade de Évora Património Cultural - DGPC República Portuguesa - Cultura Associação Portuguesa de Falcoaria Município de Salvaterra de magos
Por favor aguarde...
x