Programação 24ª edição do Mês da Enguia

22
fev
A 24ª edição do Mês da Enguia decorre de 28 de fevereiro a 31 de março no Concelho de Salvaterra de Magos, com a participação de duas dezenas de restaurantes, unidades de alojamento e casas vinícolas, aos quais se junta a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, exposições, cultura, desporto e animação, numa verdadeira montra da identidade concelhia.
 
Os restaurantes voltam a mostrar as suas melhores receitas e saberes, confecionando a enguia das formas mais tradicionais, como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações que vão concebendo com assinalável sucesso – torricado, à lagareiro, de feijoada, cataplana, massada, escabeche ou molhata de enguias.
 
A Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais volta ao Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos às sextas, sábados e domingos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações da Madeira e dos Açores. A Feira apresenta ainda uma vasta programação que passa pela dança, teatro, folclore, magia, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Francisco Menezes e diversos espetáculos musicais, com “Lucas e Mateus”, Mónica Sintra, “Artur Agostinho e os Terra Minhota” e “Filhos da Nação”, “A festa do Pocoyo”, entre outros.
 
Do programa fazem também parte diversas atividades dinamizadas pelas associações, coletividades, comissões de festas e IPSS’s do concelho.
 
A nível cultural vai ser possível visitar as exposições:
 
- “Ana Batista: 20 anos de Alternativa” na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, uma das iniciativas de um conjunto de eventos inseridos nas comemorações do centenário da Praça de Touros de Salvaterra de Magos;
- “Salvaterra de Magos a Preto e Branco” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos;
- “Profissões d’Antigamente … o Ferreiro” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;
- “Profissões d’Antigamente … a Peixeira”, no Mercado de Cultura de Marinhais.
 
 
Programa da 2ª edição do Mês da Enguia disponível em www.cm-salvaterrademagos.pt e em www.mesdaenguia.pt
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Património Cultural - DGPC Município de Salvaterra de magos República Portuguesa - Cultura Universidade de Évora Associação Portuguesa de Falcoaria
Por favor aguarde...
x