Prova de Falcoaria juntou em Salvaterra de Magos falcoeiros nacionais e internacionais

19
nov
A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos realizou no dia 16 de novembro a terceira edição da prova de Falcoaria Nuno Sepúlveda Velloso, uma iniciativa que juntou em Salvaterra de Magos falcoeiros vindos de norte a sul do país e também de Espanha.
 
A atividade pretendeu assinalar o Dia Internacional da Falcoaria e reuniu mais de duas dezenas de aves de presa de diferentes espécies como falcões, águias e açores, em provas de alto e baixo voo, avaliadas por um júri internacional. 
 
A destacar também a realização de uma palestra com a presença de Bob Dalton, um conhecido falcoeiro do Reino Unido, mentor do projeto “Lugger Project”, que tem como objetivo a conservação da vida selvagem, nomeadamente do “falcão lagar”.
 
A organização foi da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio da F & C, Lda, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Portuguesa de Falcoaria, da Casa Agrícola Monte Real e da Associação de Caçadores e Pescadores de Salvaterra de Magos.
 
Esta iniciativa, a par de outras que têm sido desenvolvidas ao longo do ano, permite divulgar e promover a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, edifício único na Península Ibérica, uma autenticidade que fez com que a Câmara Municipal tivesse registado em 2014 a marca “Salvaterra de Magos - Capital Nacional da Falcoaria” e que, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tivesse preparado o dossier de candidatura UNESCO para que Portugal fosse incluído na lista de países onde a prática da Falcoaria é reconhecida como Património Imaterial da Humanidade, o que veio a acontecer a 1 de dezembro de 2016.
 
Os resultados foram os seguintes:
 
Altanaria:
 
1º Manuel Coelho
 
2º André Valério
 
3º Pedro Regadas
 
Harris:
 
1º Hector Gondar
 
2º Javier Dubiña
 
3º Evaristo
 
Açores:
 
1º Pedro San Juan
 
2º Nuno García
 
3º Pedro San Juan
Património Cultural - DGPC Município de Salvaterra de magos Universidade de Évora República Portuguesa - Cultura Associação Portuguesa de Falcoaria
Por favor aguarde...
x