Publicação e apresentação de livros na 6ª edição das Jornadas de Cultura

26
ago

 

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai promover a publicação e/ ou apresentação de quatro livros no mês de setembro, entre muitas outras iniciativas, no âmbito da 6ª edição das Jornadas de Cultura que têm lugar de 13 a 29 de setembro no Concelho de Salvaterra de Magos.

A autarquia irá lançar, no dia 14, pelas 16h, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, o seu sexto livro infantojuvenil com o objetivo de divulgar e promover, de forma lúdica e didática, a história do concelho, nomeadamente junto dos mais novos.

“Niki e Vicky – Assalto em Salvaterra”, da autoria de Thereza Ameal, uma conceituada escritora de Salvaterra de Magos, filha da atriz Tareka e do ganadero João Ramalho, conta com ilustrações de Miguel Cardoso e vem juntar-se à coleção de livros publicados pela autarquia desde 2014, como forma de incentivar a hábitos de leitura regulares.

A Câmara Municipal vai também apostar na reedição da obra “O falar da Glória do Ribatejo”, de autoria de Idalina Serrão Garcia, um importante documento de divulgação da identidade e memória social da comunidade local, que contribuirá para enriquecer o projeto de classificação dos bordados típicos de Glória do Ribatejo como património imaterial nacional, que está a ser desenvolvido pelo Município de Salvaterra de Magos em parceria com a Universidade de Évora e em estreita colaboração com associações e entidades locais. A apresentação terá lugar no dia 29 de setembro, pelas 16h, no auditório da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

No mesmo dia e no mesmo local, será publicada a Revista Magos, sexta edição, a revista anual e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, que desde o primeiro número, em 2014, assumiu estrategicamente uma função de defesa, estudo, preservação e divulgação da história local e do património cultural concelhio, contando com a colaboração de vários investigadores e académicos. Este número será dedicado à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, festividades cuja génese remonta à Idade Média, ao século XIV, testemunho vivo da tipicidade da cultura gloriana.

Será ainda apresentado, a 13 de setembro, pelas 21h, na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, o livro “O Marquês que desafiou a Morte” pelo autor Fernando Almeida e Vasconcellos, um descendente “Costa Freire”, de Salvaterra de Magos, família cujos homens foram responsáveis durante várias gerações pela administração do Palácio Real de Salvaterra de Magos, designados por Almoxarifes do Paço. Trata-se de um romance histórico, que decorre no século XIX, abordando a forma como se encarava a política em Portugal durante esse período, dando especial destaque à vivência da família real em Salvaterra de Magos.

 

Universidade de Évora Associação Portuguesa de Falcoaria Património Cultural - DGPC República Portuguesa - Cultura Município de Salvaterra de magos
Por favor aguarde...
x