Reitoria da Universidade de Évora de visita à Falcoaria Real

03
ago

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu no dia 2 de agosto a visita da Reitora da Universidade de Évora, Dra. Ana Costa Freitas, da Vice-Reitora, Dra. Ausenda de Cáceres Balbiuno, da Administradora, Dra. Cesaltina Frade e da responsável pelo departamento CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade), Dra. Fernanda Olival.

A visita decorreu após uma reunião de trabalho com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, relacionada com os projetos desenvolvidos em parceria pela Câmara e a Universidade de Évora.

"Com esta ligação à UJniversidade, ou seja, a interação entre o saber fazer (dos falcoeiros) e o saber saber (doa académicos), temos tido sucesso, desde logo com a classificação de Salvaterra de Magos como Capital Nacional da Falcoaria, com a fundamentação técnica para a classificação da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial pela Unesco e com a abertura da galeria de exposições e do Centro de Documentação, pois pretendemos que seja reconhecido como um centro especializado em património, caça e falcoaria", referiu Hélder Manuel Esménio.

"Acreditamos que os próximos projetos que vamos desenvolver em parceria, ligados ao estudo e à prática da Falcoaria e à candidatura dos bordados típicos de Glória do Ribatejo a Património Cultural Imaterial Nacional, terão também sucesso no futuro", acrescentou.

A Reitoria da Universidade de évora, Ana Costa Freitas, salientou a importância desta relação com a Câmara Municipal: "É sempre bom vermos que as parcerias que temos com o território são produtivas", referiu, sublinhando que "aqui tem sido feito um trabalho muito bom, estão de parabéns".

"Queremos continuar este tipo de parcerias porque o objetivo de uma universidade é também fomentar o conhecimento com o apoio dos territórios", concluiu.

 

 

Universidade de Évora Associação Portuguesa de Falcoaria República Portuguesa - Cultura Património Cultural - DGPC Município de Salvaterra de magos
Por favor aguarde...
x