Workshop sobre Prevenção e Primeiros Socorros em Aves de Falcoaria

24
abr

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu n o dia 22 de abril um Workshop Teórico-Prático sobre “Prevenção e Primeiros Socorros em Aves de Falcoaria”.

O workshop foi ministrado pelo Dr. Hugo Lopes e contou com a participação de falcoeiros, biólogos e veterinários.

Entre os assuntos abordados estiveram os procedimentos de primeiros-socorros em situações de emergência (tratamento básico de feridas, luxações e fraturas) e os cuidados veterinários preventivos nas aves de presa em cativeiro.

O tema da Pododermatite (Blumblefoot) em aves de presa foi abordado com a apresentação de casos clínicos ilustrativos. Trata-se de uma enfermidade que atinge o coxim plantar das aves, podendo progredir para uma infecção profunda, incluindo necrose dos tendões e osteomielite (inflamação séptica da medula óssea e do osso, sendo produzida mais frequentemente por bactérias alojadas nas áreas metafisiárias de ossos longos e vértebras).

Ao nível prático, os participantes no workshop tiveram oportunidade de executar diferentes técnicas de contenção de aves de rapina, administração de injetáveis por via intramuscular e subcutânea, administração de fluidos por via oral e imobilização básica de fraturas sob a monitorização dos médicos veterinários presentes.

A iniciativa terminou com uma visita à Falcoaria Real.

 

                                 

Associação Portuguesa de Falcoaria Universidade de Évora República Portuguesa - Cultura Município de Salvaterra de magos Património Cultural - DGPC
Por favor aguarde...
x